Os objetivos foram traçados em uma construção coletiva e tem a função de estimular o controle social e um maior envolvimento dos jovens com suas comunidades, capacitando-os para elaborar projetos de intervenção social e direcionando-os para cursos preparatórios pré-vestibulares e universidades. Ao desenvolver capacidades, habilidades e potencialidades, contribuímos com o aprimoramento pessoal e profissional dos jovens no que tange sua estima, autonomia e liderança, elementos importantes para a inserção no mercado de trabalho.
Todos os objetivos do projeto atendem, ainda que de forma parcial, as necessidades dos jovens.
É a partir delas que se definem as estratégias de atuação.
Josicléa auxilia os colegas a pensar os objetivos do grupo
O uso das dinâmicas é um pretexto para rodas de conversas sobre projetos de vida, sonhos e fortalecimento da identidade cultural.
Arielly se apresentando ao grupo
“Eu morava no norte e andava a cavalo.” João Pedro
“Essa imagem me lembra as modificações sofridas na minha aldeia.” Antony Ribeiro (Kaimbé)
“Eu gosto de costuras, quero ser estilista.” Fortuna Mwamba Kasiama (República Democrática do Congo)
“ Eu pescava na minha aldeia” Awaé (Trumai Waura)
Os jovens falam que nossa oficina é um lugar para troca de experiências, expressões de ideias, aprendizagem e união.
Construção coletiva do “Mapa contextual” onde os aprendizes eram o público alvo.
Dinâmica Passado, Presente e Futuro com as etnias, Guarani, Kaimbé, Pankararu, Trumai, Pankararé e da República Democrática do Congo
O desenho do mapa contextual foi feito com o esboço de quatro esferas ou triângulos concêntricos. Na parte mais interna, fizemos um levantamento dos problemas que afligem os jovens, seguida respectivamente do apoio de familiares, da comunidade e de fatores sócio políticos e econômicos que os influenciam.
No mapa foram consideradas pessoas, agentes e instituições como UBS, SPDM, CONDISI, além de temas como desemprego, violência, falta de transporte, áreas de lazer, drogas, motivação, conhecimento, comunicação, união, experiência e diversas outras palavras de modo a favorecer o reconhecimento desses atores com quem vamos potencialmente estabelecer relações no âmbito desse seu projeto, estimulando o senso crítico para que os jovens possam trazer proposições e soluções para fatores que afetam seu desenvolvimento.
Antony Ribeiro e Júlio César montando o mapa contextual.
Josicléa e Fortuna incrementando o Mapa Contextual.
O mapa contextual elaborado nessa fase será retomado e enriquecido em outros momentos conforme for sendo desenvolvido nosso trabalho.
Participantes:
- Antony Ribeiro (Kaimbé)
- Arielly Pereira (Pankararé)
- Dandara Amanda (Pankararu)
- Ediele da Silva (Pankararu)
- Emily dos Santos( Pankararu)
- Estefani de Jesus (Pankararu)
- Ewerton Lucas( Pankararé)
- Fortuna Mwamba Kasiama (República Democrática do Congo)
- João Pedro Vercelino (Pankararu)
- Josicléa Maria dos Santos (Pankararu)
- Julio Cesar da Silva Rocha (não indígena)
- Larissa Torres( Pankararu)
- Pedro Henrique da Silva (Pankararé)
- Reinaldo Wera (Guarani)
- Talita Aline (Pankararu).
- Vitor Manoel (Pankararé).
- Karolaine Nascimento (Pankararu)